SUMÁRIO

EDUNISC, 2007, 186p.

AGRADECIMENTOS
INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I
A INVENÇÃO DA RAÇA

CAPÍTULO II RAÇA«COR NO BRASIL: AMBIGÜIDADES DO RACISMO CORDIAL
1 A invenção do Negro na República
2 Eugenia no Pensamento Brasileiro
3 O Racismo Cordial

CAPÍTULO III COR®RAÇA E “RACISMO” INSTITUCIONAL
1 Os dados do preconceito
1.1 Cor e indicadores sociais: alguns dados atuais
2 Um povo Mestiço: para além da “raça”
3 O modelo americano “One drop rule” e a racialização contemporânea do Brasil

CAPÍTULO IV EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E ALTERIDADE: DILEMAS MULTICULTURAIS

1 Educação e diversidade no mundo contemporâneo
2 Armadilhas multiculturais
3 Por uma educação intercultural
4 Educação intercultural no Brasil

CAPÍTULO V EDUCAÇÃO E ETNICIDADE: ESTUDO DE SANTA CRUZ DO SUL - UMA COMUNIDADE IMIGRANTISTA DO SUL DO BRASIL

1 Trajetória da Pesquisa
1.1 O questionário
1.2 Os sujeitos da pesquisa e o método de análise das entrevistas
2 Identidade regional/cultural em Santa Cruz do Sul: problematizações
3 Narrativas legitimadoras e identidade comunitária
4 Como a Comunidade se narra?
5 Educação e “inclusão/exclusão” social: afro-descendentes nas escolas da região de Santa Cruz do Sul
6 O discurso docente sobre a diferença
7 Comunidades, localismos e educação intercultural: Problematizações

REFERÊNCIAS E FONTES
ANEXOS

Nenhum comentário: